Como andar de moto em GRUPO.
3 participantes
Página 1 de 1
Como andar de moto em GRUPO.
Regras para andar de moto em GRUPO.
Em primeiro lugar precisamos falar sobre a ideologia e tipologia dos passeios organizados pelo grupo BMW BH Motorrad:O grupo em geral promove viagens culturais e gastronômicas, mas outros tipos de viagens podem ser organizados, respeitamos o trânsito e quem transita nas estradas, quando viajamos em grupo não “xingamos” os motoristas de outros veículos, o erro de um motociclista pode criar um problema para os motociclistas que o seguem.
Não viajamos em alta velocidade evitando assim os riscos de acidente que vão estragar a viagem de todos os participantes. Se procura um grupo de velocidade, não é essa a nossa filosofia, a não ser que surja um evento específico e exclusivo para esse fim.
Os passeios são sempre lançados no Fórum (apenas aqui são passeios oficiais), caso existam outros passeios organizados ou divulgados no WhatsApp ou outros meios de comunicação a administração do grupo não se responsabiliza por avisos de cancelamento dos eventos. É extremamente importante que confirmem sempre a presença nos eventos, muitas vezes acontece que precisamos de avisar restaurantes da nossa chegada. Não devem esquecer de cancelar também caso seja o caso.
Somos um grupo organizado e respeitamos as regras do grupo, ao ingressar nos nossos passeios presumimos que todos aceitaram e concordam com a nossa ideologia de viagens em grupo:
ORGANIZAÇÃO
1 – Estabelecer o Capitão de Estrada; (líder que lançou o passeio ou conhece o trajeto).
O capitão deve de ser respeitado durante toda viagem, o motociclista deve permanecer sempre atrás do capitão durante toda viagem. Caso ultrapasse para a famosa esticada, assumirá o risco de se perder do grupo. O capitão não esperará pelos motociclistas que saírem do grupo, seguirá o percurso e à velocidade que ele definir como segura para todos.
O capitão tem de ser um dos membros com mais experiência e que conheça o caminho pré-definido para o passeio ou viagem.
2 – Estabelecer o Cerra-fila; (último motociclista do grupo).
Este motociclista funciona de forma simples, será sempre o ultimo motociclista, nenhuma outra moto deve permanecer atrás dele, caso aconteça sem uma razão específica o Cerra-fila não assumirá responsabilidade nem esperará por ele, o grupo deve permanecer sempre entre o capitão e o cerra-fila. O Cerra-fila tem de ser um dos membros com mais experiência e que conheça o caminho pré-definido para o passeio ou viagem.
3 – Nunca esquecer que existem diferentes pessoas, com diferentes níveis de pilotagem;
Em um grupo, existem diversos tipos de moto, cilindrada, experiência, por este motivo a ou as motos mais lentas seja por experiência ou por potência devem circular o mais à frente possível do grupo. O capitão fará com que a velocidade do grupo seja adequada para estes membros do grupo. Os mais experientes, devem ficar atrás ajudando a formação a ter o máximo de segurança possível.
4 – Lembrar que existem diferenças entre as motocicletas, mas o objetivo do passeio é igual para todos.
Esta regra é para o bem do grupo, todos somos, pensamos e temos pensamentos diferentes, mas ao ingressar numa viagem em grupo, precisamos pensar uniformemente, todos precisam entender que o objetivo do passeio ou viagem é igual para cada um de nós.
PREPARAÇÃO
1 – Evitar o uso de qualquer substância que prejudique seus reflexos;
2 – Criar mapa indicando todo o deslocamento, constando as estradas a serem utilizadas, as paradas para abastecimento e alimentação. Poderá ser disponibilizado na organização do passeio ou viagem, consulte sempre o Fórum. (https://bmwbhmotorrad.forumeiros.com)
3 – Verificar pneus (pressão, calibragem e perfil), de acordo com a quantidade de km que será o passeio ou viagem.
4 – Iluminação da moto, confira sempre no dia anterior ao passeio ou viagem se tudo está operacional.
5 – Freios, confira frequentemente o estado dos freios, segurança em primeiro lugar.
6 – Combustível, abasteça sempre o tanque no ponto de encontro/saída para a viagem, sempre que um abastece todos abastecem, de forma a que o grupo não necessite parar para que apenas um motociclista tenha de abastecer.
7 – Equipamento de segurança, capacete, jaqueta, capa de chuva, previna-se e saia sempre preparado para todo tipo de clima, se chover no caminho, esteja prevenido com a sua capa de chuva.
SINALIZAÇÃO
A habilidade no uso dos sinais mantém o grupo homogêneo no percurso, trazendo maior segurança e confiança para os menos experientes. Como os movimentos serão executados:
PARE: esticando o braço esquerdo, com a palma da mão virada para trás;
DIMINUIR A VELOCIDADE: esticando o braço esquerdo, com a palma da mão virada para baixo, balançando o braço da cintura para baixo;
AUMENTAR A VELOCIDADE: esticando o braço esquerdo, com a palma da mão virada para cima, balançando o braço da cintura para cima;
FILA ÚNICA: esticando o braço esquerdo para cima, com somente o dedo indicador esticado;
FILA DUPLA: esticando o braço esquerdo para cima, com os dedos médio e indicador esticados;
SAIR DA ESTRADA: esticando o braço esquerdo para cima, com somente o indicador esticado, apontando sobre o capacete, levemente à frente, o lado direito;
PROBLEMAS NA ESTRADA: esticando o braço esquerdo, com o dedo indicador apontando para a pista, por repetidas vezes, Lembrando que este movimento serve para problemas de ambos os lados da motocicleta. Ex: buraco;
LOMBADA / SUJEIRA NA ESTRADA: esticando uma perna dependendo do lado que estiver o obstáculo marcando o lado que tem o obstáculo, assim que receber o aviso do capitão, todos devem avisar o piloto que vem imediatamente atrás.
VIAJANDO EM GRUPO
1 – O Capitão e o Cerra-fila deverão ser os mais experientes no trajeto a ser percorrido;
2 – Cada motociclista cuidará somente do companheiro que está imediatamente atrás;
3 – Manter uma distância segura;
4 – Manter velocidade compatível com a estrada;
5 – Respeitar a legislação, os outros componentes do grupo e demais usuários da estrada.
FORMAÇÕES
FILA ÚNICA: será utilizada em caso de trânsito lento (corredor), estradas com muitas curvas (serras), saída da estrada principal p/ secundária;
FILA DUPLA: será a formação mais utilizada, pois as motocicletas ficam mais agrupadas, facilitando a visualização e dificultando a entrada de outros veículos no grupo. Não usar fila dupla em estradas estreitas ou sinuosas.
VIAJANDO EM FILA DUPLA
1 – O Capitão se posicionará do lado direito, para que os seus sinais sejam facilmente visualizados;
2 – A distância entre as motocicletas será de um segundo ou dois segundos (5 metros) dependendo da velocidade;
3 – Caso um veículo infiltre-se no grupo, manter distância e a velocidade, se o veículo continuar entre as motocicletas o grupo todo troca de faixa na estrada, mantendo a formação;
4 – O grupo não deve utilizar mais que uma faixa, sempre que possível usar a mesma faixa que o capitão.
5 – Nas ultrapassagens, o líder sai primeiro (com a certeza que o espaço seja suficiente para que todos façam a manobra) caso o cerra-fila tenha possibilidade de fechar atrás, fará com que o grupo tenha acesso à mesma faixa em segurança (somente se for possível);
5 – Ao chegar a locais com obstáculos (obras, policia, pedágio) diminuir a velocidade, mudar a formação para fila única e aumentar a distância; não ultrapasse nas lombas (quebra-molas) os membros do grupo.
6 – Em estradas de terra, locais com areia, óleo ou brita, mude a forma de pilotar, sendo suave e não acelerando ou freando bruscamente. Não esquecendo de mudar a formação para fila única;
7 – Ao abandonar a formação, avisar ao companheiro que está “cuidando de você”, os demais avançam para acertar a formação;
8 – Em avanços para acertar formação, jamais mude da esquerda para a direita ou vice-versa;
9 – Ao passar por cruzamento, não esquecer o tamanho do grupo, principalmente se existir no local uma placa de “pare”;
10 – Ao parar em um semáforo, as motocicletas deverão se agrupar paralelamente, dois em dois. Ao sair, executar novamente a formação;
11 – O líder deverá sempre parar ao visualizar o semáforo amarelo, pois não poderá esquecer que o grupo é extenso;
12 – No caso de condições adversas (chuva, neblina, reflexo do sol) manter a formação, diminuir a velocidade e aumentar o espaço.
ESTACIONAR
Deverá ser observada a formação de chegada e saída, ou seja, o primeiro a chegar deverá estacionar sua motocicleta o mais próximo possível da saída e assim sucessivamente, facilitando a formação da reentrada na estrada. Ao sair do estacionamento, será utilizada a formação em fila única.
ACIDENTES E INCIDENTES
1 – Caso aconteça um acidente ou uma das motocicletas pare, a motocicleta que estiver imediatamente atrás deverá parar, juntamente com o Cerra-fila. O restante do grupo segue até a próxima parada. Caso o problema seja sério, o Cerra-fila pedirá que o motociclista que está junto se dirija ao ponto de parada, comunique o acontecido e prossiga viagem; se o grupo for grande, não devem parar todos nesse ponto, evitando outros tipos de acidentes.
2 – Se um dos motociclistas se perder do grupo no mapa deverá constar o telefone do Capitão, mas se não for possível o contato por telefone, deverá se dirigir ao próximo ponto de parada ou abastecimento.
3 – Esteja sempre com o cartão de membro do nosso grupo BMW BH Motorrad, o mesmo tem o contato de emergência para que possamos avisar o seu contato emergencial.
4 – O membro que sofrer um acidente, informe imediatamente o cerra-fila onde tem os seus documentos, para que o mesmo possa acionar o seguro/reboque e outros contatos de emergência com suas informações.
PRESTE ATENÇÃO:
– Não sair da formação
– Não ficar ziguezagueando
– Não ultrapassar a moto que vem à frente
– Não andar lado a lado quando em velocidades superiores a 40 km/h (a menos que seja uma orientação do líder)
– Não conversar com os companheiros
– Não acelerar nem reduzir bruscamente
– Utilizar sempre a mesma faixa de rodagem do grupo
– Não ultrapassar o líder nem fique para trás do ferrolho
– Mantenha distância constante
GESTOS PARA VIAGENS DE MOTO EM GRUPO
Para facilitar a comunicação entre os motociclistas, existem alguns gestos que são conhecidos universalmente. Colocamos abaixo os mais comuns e que todos devem conhecer.
O líder fará os gestos para a organização do grupo. Por estar em primeiro lugar, normalmente as situações serão sinalizidas primeiro pelo líder; essess gestos deverão ser reproduzidos pelos demais membros do grupo para que os pilotos que vêm mais para trás também tenham conhecimento do que se seguirá…
Mas, caso alguém precise parar ou aviste um buraco na pista, ele deve sinalizar para os membros que o seguem.
Bons Passeios a Todos Nós!!!
Obs.: Para facilitar a discussão sobre esse assunto, criamos este tópico no fórum para que os membros do grupo possam falar sobre o mesmo, se tiverem sugestões a serem incluídas basta responder a este tópico.
Re: Como andar de moto em GRUPO.
Gostei das informações e regras, é algo que estava sentindo falta nas viagens e criando riscos ao grupo.
Convidado- Convidado
Re: Como andar de moto em GRUPO.
Figueiredo, estas foram algumas que me fui lembrando, se tiver alguma sugestão, vamos melhorar ainda mais o que já temos.
Saudações "V".
Saudações "V".
Re: Como andar de moto em GRUPO.
Muito boas as dicas. Dessa forma ficamos mais organizados para os passeios e pilotamos com mais segurança. Avante
Dennyson Porto
Dennyson Porto
Dennyson Porto- Piloto Recente
- Mensagens : 40
Data de inscrição : 11/03/2016
Idade : 58
Localização : Belo Horizonte
Re: Como andar de moto em GRUPO.
Muito boas e importantes estas orientações. Nos deslocamentos e viagens em grupo, todos são responsáveis pela segurança do grupo.
Abraço,
Alexandre Leal- Piloto Recente
- Mensagens : 69
Data de inscrição : 17/06/2016
Idade : 50
Localização : Sagrada Família, Belo Horizonte
Tópicos semelhantes
» É possível começar a andar de moto depois dos 50 anos?
» Bagagem para viagens de moto: como organizar
» Pilote com Segurança | Andar com Garupa
» ANIVERSÁRIO 1 ANO - BMW BH MOTORRAD
» GRUPO WHATSAPP
» Bagagem para viagens de moto: como organizar
» Pilote com Segurança | Andar com Garupa
» ANIVERSÁRIO 1 ANO - BMW BH MOTORRAD
» GRUPO WHATSAPP
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|