Ajustando sua moto (Ergonomia)
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Ajustando sua moto (Ergonomia)
Ajustando sua moto (Errgonomia)
Todos sabemos a importância de uma posição ergonômica tanto no trabalho, como em qualquer outra situação, no nosso ambiente de pilotagem de moto não deixa de ser diferente.Ergonomia, é o estudo científico das relações entre homem e máquina (moto no caso em questão), visando a uma segurança e eficiência ideais no modo como um e outra interagem.
A ergonomia de qualquer moto não é fixa, ou seja, muitos fabricantes desenvolveram maneiras diferentes para voce se encaixar melhor na moto, então vamos dar uma sondada em itens que você vai levar em conta na hora de personalizar sua motocicleta, para que fique perfeitamente confortável e eficiente na hora de pilotar.
Antes de qualquer diagnostico ou mudança na moto, você deve perceber como você se sente durante uma trilha ou treino na pista . Algumas alterações de ajustes ou troca de partes importantes podem te trazer o tão sonhado conforto dentro do cockpit da sua moto.
ALTURA DO GUIDÃO
Usando prolongadores na base da mesa, seu guidão vai ficar mais alto e isso altera drasticamente sua posição de pilotagem e estilo, isso vai te ajudar a se acomodar melhor , principalmente a parte superior do corpo; fique atento ao tanto que voce quer elevar seu guidão, pode ser que tenha que trocar os cabos caso eles não alcancem os controles. Se você é uma pessoa alta, essa alteração vai te ajudar .
ESPUMA DO BANCO
Sem duvida, é a forma mais barata e fácil de ajustar a altura do piloto sobre a moto, um piloto mais alto pode elevar a altura do assento alterando a espuma do banco para que tenha um melhor posicionamento sobre a moto e um mais baixo, pode conseguir algum beneficio se diminuir a altura da espuma do banco, neste caso , essa alteração não da margem para erro, pois se cortar demais, poderá ter de trocar por um assento novo e começar tudo de novo.
PEDALEIRAS, PEDAIS DE FREIO, DE CAMBIO, MANETES
Existem varias opções no mercado para estes itens. Os pedais de freio e de câmbio seguem uma regra para os modelos STANDARD, os originais que vem com a moto, geralmente eles são projetados para um tamanho de bota nº 9/USA como padrão. Não troque o pedal de câmbio , por exemplo, por um que você ache mais bonito, este item deve ser escolhido por sua eficiência e melhora da pilotagem, você pode errar e adquirir um pedal para um tamanho diferente de bota em relação ao seu, e não adiantará nada ser uma peça bonita se não está te ajudando em nada , no caso, piorando sua ergometria para pilotar melhor a moto. Outro item muito importante são os manetes com ajuste de distancia em relação ao guidão, essa regulagem de distancia é muito útil caso o piloto tenha dedos mais curtos.
A troca destes itens deve atender a sua necessidade e não somente o lado visual.
Falando em pedaleiras, existem no mercado as pedaleiras mais largas e com mais tração que as originais, e porque ? Simples, é a partir das pedaleiras e como você coloca seus pés que vão determinar seus movimentos e posicionamento correto sobre a moto. Muitos pilotos não se preocupam com esse importante detalhe , apoiam seus pés bem no centro, no arco dos pés e para eles assim funciona bem. Na verdade, não deveria ser somente assim. Como todo atleta, o piloto de off-road precisa ter agilidade nos movimentos que devem partir das pedaleiras, para você ficar de pé para pilotar , você precisa estar com seus pés apoiados de forma eficiente para ter essa agilidade, se você esta pisando com o arco do pé, seus movimentos são mais penosos em relação a estar pisando com a bola dos pés, o metatarso ( veja foto), a pedaleira mais larga, aumenta a área de apoio da bola do pe além de formar um outro link de suspensão com seus tornozelos.
Porque então, devemos apoiar os pés nessa posição ? Porque nossos pés são a base do equilíbrio, força e agilidade e ficando nessa posição voce está pronto o tempo todo para fazer correções , pressão sobre as pedaleiras durante uma curva e etc principalmente numa pedaleira mais larga que a original, nem sempre é fácil se manter nessa posição, mas com treino e dedicação voce vai conseguir se manter ai.
GUIDÃO
Mudar o guidão é a maneira mais simples de você alterar como se encaixa no cockpit da sua moto, a maioria dos fabricantes de guidão oferecem formas e tamanhos diferentes. Nas motos off-road, o guidão é medido de 3 formas, altura, largura e amplitude. Como mencionei acima, essa alteração deve ser feita a partir de como você se sente com o modelo que estiver usando atualmente. Por exemplo, se você não está conseguindo toda a extensão do seu corpo quando está pilotando de pé, você precisa de um guidão mais alto .
A maioria dos pilotos não pensa nisso quando começam a pilotar, mas após uns 30 minutos começam a se perguntar, porque minhas mãos estão formigando ?, porque meu pescoço doí?,,, meus ombros estão incomodando etc etc. Partindo do pressuposto de que uma parte do corpo afeta a outra, fica fácil a gente entender que os dedos afetam o pulso, que por sua vez afetam os cotovelos que afetam os ombros.
Seus pulsos devem estar alinhados com os dedos e ficarem o mais reto possível em relação aos antebraços, numa linha só, se existir uma quebra nessa linha, provavelmente você vai ser uma dormência nos dedos, mãos ou braços , já que eles estariam num ângulo diferente . Muitas vezes, quando você acelera, você roda seus ombros ao invés de manter as costas retas e desloca-la para frente mantendo os ombros soltos e relaxados, o resultado disso é um desconforto no pescoço alterando o alinhamento com a parte superior da coluna e essa alteração causa até dores lombares. Já sentiu esses incômodos ?
Em resumo, fazer essas alterações na sua moto vão te proporcionar muito mais conforto e como consequência você vai conseguir pilotar melhor por mais tempo, deixando de sentir dores incômodas que minam sua pilotagem, prejudicando seu role.
Re: Ajustando sua moto (Ergonomia)
Vitor,
excelente esse post.
Valeu as dicas. Por mais que nos sintamos confortáveis no cock pit, sempre cabe um ajuste para a busca da ergonomia quase perfeita.
DP
excelente esse post.
Valeu as dicas. Por mais que nos sintamos confortáveis no cock pit, sempre cabe um ajuste para a busca da ergonomia quase perfeita.
DP
Dennyson Porto- Piloto Recente
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