Fórum BMW BH Motorrad
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sequência dos cilindros da GS800

Ir para baixo

Sequência dos cilindros da GS800 Empty Sequência dos cilindros da GS800

Mensagem por Paulorod Sex Mar 11, 2016 1:23 am

Caros,

Um vendedor de CC me falou que ambos os cilindros da GS800 sobem paralelamente (pode até ser) e QUE AMBOS FUNCIONAM NO MESMO TEMPO, SEM DEFASAGEM, COMO SE FOSSE UM MOTOR MONOCILÍNDRICO, com as duas velas faiscando simultaneamente!

Será que ele não está se confundindo com a GS 1200 de motor boxer, onde este esquema pode muito bem ser utilizado para reduzir vibrações?

Custo a acreditar nesta história. Tentei achar algo na internet sobre isto, mas não encontrei.

Alguém conhece bem este assunto?

Obrigado,

Paulo

Paulorod
Piloto Recente
Piloto Recente

Mensagens : 3
Data de inscrição : 09/03/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Sequência dos cilindros da GS800 Empty Re: Sequência dos cilindros da GS800

Mensagem por Convidado Sex Mar 11, 2016 10:34 am

Paulo, tinha uma opinião sobre o assunto mas um engenheiro que trabalha comigo me deu outra...

Os cilindros trabalham sim simultaneamente, isso é certo. Eu acredito que as velas que trabalham em defasagem, a cada 2 tempos tem a centelha, ou seja, mesmo trabalhando simultaneamente, um pistão está em compressão e o outro em escape.

Esse engenheiro me disse que talvez não seja assim, porque isso gera um desbalanceamento de forças dentro do motor. É "melhor" os dois cilindros fazer força simultaneamente do que em defasagem...

Com certeza temos no grupo pessoas capazes de tirar essas dúvidas. Apenas foi minha humilde opinião, rsrs...

Abraços.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Sequência dos cilindros da GS800 Empty Re: Sequência dos cilindros da GS800

Mensagem por Paulorod Sáb Mar 12, 2016 9:29 pm

Um colega de outro fórum desvendou a questão.

Através do link abaixo, confirmou o vendedor da CC. O motor ROTAX da GS800 realmente apresenta um sistema inovador, com os dois cilindros no mesmo "tempo" e as velas centelhando simultaneamente.

http://www.totalmotorcycle.com/photo...BMW-F800GS.htm

As vibrações são limitadas via sistema único de contrapesos no virabrequim, simulando um terceiro cilindro no contratempo.

Vejam abaixo extrato do link explicando o sistema (em inglês):

Like the famous F 800 engine, the transverse parallel twin works with an even firing order (360° ignition offset) without crank offset on the crankshaft. Because there is one firing cycle for each crankshaft rotation, the sound is deliberately like that of boxer engines which work with an identical firing

offset. Most importantly, however, the even firing sequence creates the best conditions for a balance load change with high torque yield.

Unique mass balance.

The mass forces are offset by a balancing mechanism that is unique in series engine design. Instead of having conventional counterweight shafts, the oscillating mass forces are balanced by a joint system on the center of the crankshaft with deliberately positioned counterweight masses: an eccentric on the crankshaft offset against the crank pins by 180° carries what is known as a balancing connecting rod. This connecting rod is hinged to an approximately horizontal balancing rocker. The kinematics are designed in such a way that the balancing connecting rod moves contrary to the two engine connecting rods. Because of being guided through the relatively long rocker, an almost linear swivel movement of the connecting rod head is achieved - to put it precisely, the small connecting rod eye describes a slightly curving path. The mass distribution at the connecting road head and rocker is chosen in such a way that the mass forces resulting from the swinging movement combat, in every crankshaft position, the oscillating mass forces from the crank drive (piston and con-rod proportion). This means that first and second order mass forces are almost completely eliminated, resulting in low-vibration engine running.

Paulorod
Piloto Recente
Piloto Recente

Mensagens : 3
Data de inscrição : 09/03/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Sequência dos cilindros da GS800 Empty Re: Sequência dos cilindros da GS800

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos