O QUE SIGNIFICAM AS SIGLAS RDC, ABS, ESA E ASC?
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O QUE SIGNIFICAM AS SIGLAS RDC, ABS, ESA E ASC?
MOTOS BMW: O QUE SIGNIFICAM AS SIGLAS RDC, ABS, ESA E ASC?
Assim como aconteceu com os automóveis, os avanços tecnológicos passaram a ser incorporados também às motocicletas nos últimos anos, mas apesar de toda a disseminação da informação proporcionada pela internet com seus sites e fóruns especializados, ainda há muita gente que não encontra-se familiarizada com alguns destes recursos..
Atualmente, todos os grandes fabricantes mundiais estão travando uma frenética corrida em busca da criação de modelos cada vez mais confiáveis e seguros e uma das que têm se destacado neste cenário é a alemã BMW. Sediada em Berlim, a marca é uma das mais emblemáticas quando o assunto são motocicletas destinadas a grandes aventuras e esta fama foi forjada ao longo de anos de bons resultados nas situações mais inóspitas, como na aventura protagonizada por Ewan McGregor e Charley Boorman no documentário Long Way Round, fruto de uma viagem entre Londres e Nova York, cruzando a Europa, Ásia, Alasca, Canadá e Estados Unidos.
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Mas muito desta vitalidade apresentada pelas motocicletas de maior valor agregado da marca é resultado da mais pura tecnologia embarcada, que só foi crescendo ao longo dos últimos dez anos, resultando em algumas siglas que por incrível que pareça, ainda são um mistério para alguns de seus proprietários menos atentos.
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Ilustração com os diferentes tipos de set up de suspensão da R 1200GS Adventure.
Assim, pensando neste grupo de pessoas, decidimos trazer para cá um pequeno resumo com o significado e o funcionamento básico de cada uma delas. Acompanhe.
RDC (Rechtek Dimerst Codemal): Este é um sistema eletrônico que monitora constantemente a pressão dos pneus da motocicleta. Em caso de queda da pressão, surge no painel da motocicleta um alerta informando sobre o problema.
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ABS (Anti-Locking Braking System): Esta é uma sigla que já caiu no dia a dia das pessoas, já que popularizou-se bastante nos últimos anos. Este tipo de freio impede que as rodas travem em frenagens emergenciais, possibilitando ao motociclista interferir na trajetória da moto. Nos primórdios, este tipo de sistema transmitia muita vibração ao manete e ao pedal de freio no momento da liberação das rodas, mas atualmente, os sistemas anti-blocantes encontram-se na quinta geração e praticamente não se sente mais este inconveniente, além de estarem muito mais potentes. Atualmente, todas as motocicletas da on-off road da BMW que contam com este recurso, oferecem a opção de desligamento do ABS, caso o piloto assim o escolha.
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ESA (Electronic Suspension Adjustment): Com este sistema, é possível regular as suspensões da motocicleta por meio de um único botão instalado no punho esquerdo do guidão. Assim, mesmo com a moto em movimento, é possível escolher entre uma regulagem apropriada para o caso de a moto estar apenas carregando o piloto, piloto mais garupa; piloto, mais
O ESA oferece diversas possibilidades de ajuste para as suspensões. Foto: divulgação
garupa e piloto, mais garupa e mais carga. Alguns modelos top de linha, como a R 1200GS e R 1200GS Adventure ainda trazem as opções de regulagem de compressão e retorno das suspensões, representadas por Normal, Comfort e Sport e também, dois modos para pilotagem off-road (leve e pesado), que calibra a pré-carga da mola para pisos mais ou menos esburacados.
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ASC (Automatic Stability Control): Neste sistema, sensores de velocidade presentes nas rodas dianteira e traseira comparam constantemente a velocidade que está a motocicleta. Quando ativo, se há um ganho de velocidade na roda traseira maior que na dianteira, o sistema entra em ação impedindo que a motocicleta derrape, cortando a ignição. Este é um recurso muito útil para pilotagens em pisos escorregadios, mas que oferece a possibilidade de um modo menos intervencionista e também, possibilidade de ser desligado se o piloto assim o desejar.
Com o controle de estabilidade (ASC), se a roda traseira derrapar, a ignição é cortada para evitar um provável tombo. Foto: divulgação
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Enfim, procure ler atentamente o manual do proprietário de sua motocicleta. Ele é o seu grande aliado para que você conheça profundamente as possibilidades de sua motocicleta,
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