BMW R 1200 GS Adventure pronta para o mundo!

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BMW R 1200 GS Adventure pronta para o mundo!

Mensagem por Vitor Esteves em Sex Out 16, 2015 3:40 pm

BMW R 1200 GS Adventure pronta para o mundo!

A convite da BMW fomos até a Fazenda Capuava conhecer a nova BMW R 1200 GS Adventure.
Uma motocicleta projetada e concebida para literalmente dar a volta ao mundo.



A versão Adventure é uma variação da sua “irmã menor” (?!?!?!) conhecida nas rodas de motociclistas como GS1200 renovada no ano de 2013. Mas engana-se quem pensa que a Adventure tem somente o tanque maior que a versão GS.



No seu motor de 1.170cc e 125 hp de potência foram realizadas alterações exclusiva para a versão Adventure. Seu virabrequim teve um aumento de peso de 950 gramas e foi incorporado um amortecedor de vibrações adicional entre a caixa de cambio e o eixo cardã. Este aumento de peso no virabrequim teve o intuito de aumentar o torque em baixas rotações deixando a curva de potência e torque mais linear para facilitar a condução da motocicleta em terrenos off-road. Esta alteração também proporcionou uma economia de combustível entre 8% e 10%. Suficiente para compensar a diminuição do tanque de combustível para 30 litros (ante 33 litros no modelo Adventure anterior).





A R 1200 GS Adventure já vem equipada de série com ABS, Controle Automático de Estabilidade (ASC), bem como dois modos de condução, Rain (Chuva) e Road (Estrada), que permitem a adaptação à maioria das condições da estrada. Esse equipamento aumenta a versatilidade da nova R 1200 GS Adventure, enquanto garante uma grande melhoria da segurança na condução, especialmente em superfícies escorregadias.
Estão disponíveis, de fábrica, cinco modos de pilotagem – “Rain”, “Road”, “Dynamic”, “Enduro” e “Enduro Pro” –, que tornam possível ajustar as definições do ASC, ABS e da suspensão semiativa com ESA (Ajuste Eletrônico de Suspensão), para atender às necessidades específicas da pilotagem off-road.



O para-brisa está maior e tem ajuste mais fácil que na versão anterior e é possível ajustar sua altura manualmente com a moto em movimento.
A altura livre em relação ao solo foi aumentada em 10 milímetros graças a alteração nas suspensões traseira e dianteira, alterações estas que de diminuíram o ângulo de caster deixando a Adventure mais ágil na mudança de direção.



Test Ride
Após uma breve apresentação sobre os recursos da motocicleta e suas alterações para este ano fomos ao esperado test ride.
Ao chegar perto da Adventure, mesmo com meus 1,84 metros e 96 kg me senti intimidado perto da motocicleta. Ela é enorme, alta, larga, cheia de proteções (de motor e carenagem), farol auxiliar e suporte de malas laterais (tudo de série). Parece um trator de luxo com seu acabamento acetinado de muito bom gosto e encaixes perfeitos.
Subo na Adventure e tenho uma boa surpresa. Alcanço os dois pés inteiros no chão. Já não posso dizer o mesmo de alguns colegas jornalistas com altura aproximada de 1,70 metros que tiveram certa dificuldade para retirar e colocar a moto no descanso lateral.



Com o intuito de testarmos todos os modos de pilotagem fizemos voltas no modo “Rain” (Chuva), onde o controle de tração e o ABS são acionados precocemente mesmo com a moto em pé. Quando o sistema detecta uma aceleração brusca que pode fazer a moto derrapar a potência é diminuída de maneira quase imperceptível e é possível ver a luz de alerta acessa no painel. As suspensões são automaticamente configuradas para uma posição macia. E a reação do acelerador eletrônico também fica suave e faz com que o giro suba devagar para prevenir a perda de controle. É o anjo da guarda que vai te salvar durante a pilotagem em uma serra debaixo de chuva.
No modo “Road” (Estrada) a resposta do acelerador é direta e as suspensões ficam no modo padrão, o ABS também é alterado para o modo padrão e o controle de tração fica em posição intermediária. Na prática nas saídas de curvas com a moto ainda inclinada aceleramos pra valer e é possível sentir o corte de potência sem que a moto perca a trajetória ou derrape.
O modo “Dynamic” é o mais esportivo e permissivo. O ABS é acionado somente quando o pneu realmente trava, as suspensões são configuradas para uma posição firme, o controle de tração tem uma atuação bem pequena e permite alguma derrapagem e o acelerador oferece resposta direta. É o modo mais divertido para enfrentar uma serra cheia de curvas.



Existe também a opção de desligar o ABS e o controle de tração. A Adventure vira outra moto. A pilotagem fica extremamente técnica e você descobre o quanto estes recursos são importantes. Mas que é divertido é… isso não se pode negar.
Bom… fim do asfalto e inicio do off-road.
A BMW nos disponibilizou um road test em uma estrada de terra no entorno do autódromo. Mesmo sendo um percurso sem dificuldades a enorme Adventure impressiona. O trajeto foi feito com o piloto (eu) quase todo o tempo em pé (para baixar mais ainda o centro de gravidade) e o encaixe das pernas no tanque e mesmo a altura do guidão deixaram a posição de pilotagem agradável.
O modo usado neste trecho de terra foi o “Enduro”, este modo é usado quando são utilizados os pneus originais, portanto com o acelerador oferecendo respostas suaves, o controle de tração permitindo alguma derrapagem durante as acelerações e o ABS com uma atuação mínima.



A opção “Enduro Pro” é utilizada somente quando a moto é calçada por pneus com cravos e o ABS e controle de tração são desligados, a aceleração tem resposta direta e a suspensão fica na posição mais rígida.



Impressionante o trabalho de engenharia da Adventure. Como uma motocicleta de 260 kg (em ordem de marcha) pode ser tão leve e ágil mesmo sendo enorme? Mesmo com a explicação hiper técnica com um monte de matemática, centro de massas, distancia entre eixos, ângulo de caster, vudu, mágica, xamanismo, etc, impressiona e realmente faz com que tenhamos vontade de rodar o mundo.



Mas esta moto está ao alcance de poucos afortunados que tenham disponível o valor de R$ 87.900 para comprar a única e mais completa versão disponível no Brasil, a Premium. Alguns acessórios não estão inclusos e farão falta aos viajantes são o GPS que traz informações completas em tempo real para o piloto e os três cases que devem ser adquiridos separadamente (lembrando que ao contrário da versão anterior os suportes dos cases já fazem parte do modelo comercializado). Os demais acessórios são melhorias ou opcionais para substituir itens existentes.

Imagens dos testes on road e do evento: BMW / Miguel Costa Junior
Imagens dos testes off road: Divulgação

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