Viajar em Grupo - Dicas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Viajar em Grupo - Dicas

Mensagem por Vitor Esteves em Sex Dez 04, 2015 5:17 pm

Um dos melhores vídeos técnicos sobre viagens em Grupo.

- Quando viajamos em grupo, temos de ponderar sempre que tipo de grupo estamos inseridos, independentemente da moto que tivermos.
- Ao entrar em um grupo, assume a responsabilidade e respeito pelo grupo.

ORGANIZAÇÃO DA VIAGEM:

- É responsabilidade de cada piloto ser conhecedor de suas capacidades e limites da sua moto.
- O piloto quando viaja, tem de ter o cuidado e responsabilidade perante o comportamento da sua moto quando carrega peso fora do habitual, a moto pode comportar-se de forma diferente do normal.

PREPARAÇÃO DA VIAGEM:

- Faça uma revisão à sua moto antes de viajar, confira se tudo está funcionando corretamente.
- Prepara o seu equipamento para o passeio ou viagem, sua segurança pessoal é extremamente importante. Não prepare nada no dia da viagem, vai acabar esquecendo itens importantes para a sua viagem.
- Consulte sempre a temperatura prevista pelos locais que irá viajar e pense em imprevistos antes de fechar a sua bagagem para a viagem.
- Realize um encontro com os participantes da viagem (30 minutos) para que possam dar a conhecer o itinerário que vão realizar, apresentar mapas aos participantes, com as informações de paradas, postos de abastecimento e pontos para alimentação no trajeto da viagem.
- No encontro de preparação, troquem contatos de celular de todos os participantes da viagem, em caso de necessidade, todos terão contato com qualquer participante.
- Agendar um local de encontro e hora para a saída do grupo, chegue sempre 20-30 minutos antes desse horário, abasteça a sua moto antes de chegar ao ponto de encontro, se todos chegarem com tanque cheio, a saída será imediata até ao ponto de parada acordado.

SINAIS (entre motociclistas)

A comunicação entre motociclistas é muito importante, devemos aprender os mesmos sinais com as mãos e pernas e utilizar sempre que necessário for.
A comunicação gestual fará com que o grupo viaje com maior segurança.

- Os sinais podem ser diferentes entre cada grupo, antes de saírem em viagem, um dos motociclistas mais experientes, deve apresentar alguns dos sinais mais frequentes a todos os outros motociclistas.

A) Sinal para Parada
B) Sinal para Abrandar
C) Sinal para Abrir uma ou duas fileiras
D) Sinal para Abastecer
E) Sinal para indicar obstaculo na estrada (perigo)
F) Sinal para troca de líder
G) Outros sinais relevantes de acordo com a estrada que vão circular.

- É recomendável que um grupo se forme entre 5-7 motociclistas, caso o grupo seja superior devem se separar e efetuar dois ou mais grupos, com uma distância mínima de 2-3 minutos entre si por questões de segurança.

- Durante uma viagem, a distância entre motociclistas em um grupo deve de ser sempre no minimo 2-3 segundos ou equivalente ao espaço entre 2-3 motos. Caso seja fila dupla, devem circular cada motociclista em uma parte da pista, e não em fila indiana, exceto quando a via é estreita ou sinuosa.

- O líder do grupo deverá ser sempre um dos mais experientes motociclistas que conheça o caminho que será realizado nessa viagem. No caso o último também deverá ser um motociclista experiente de forma a que este tenha a capacidade de resolver problemas que possam acontecer no decorrer de uma viagem.

- Nunca em qualquer momento, os motociclistas menos experientes devem circular no final das filas, antes pelo contrário, os menos experientes, devem seguir na frente junto ao Líder para que este possa colocar um ritmo no grupo de acordo com a capacidade dos menos experientes. Nunca em qualquer momento dirija sua moto pensando que está dentro das suas capacidades copiando o motociclista da frente, cada piloto tem de fazer a sua própria condução.

- O Líder saberá agir de acordo com sua experiencia colocando um ritmo ao grupo de acordo com as capacidades dos pilotos e respetivas motos. No entanto, a responsabilidade do Líder não é todo grupo, mas sim olhar sobre o motociclista que circula logo atrás dele, todos os motociclistas são responsáveis pelo motociclista que se encontra imediatamente atrás de si e não mais que isso.

- Sempre que um motociclista ficar para trás, o motociclista que vai na frente deverá abrandar até que ele seja visível ao motociclista que vem imediatamente atrás dele. Todos deverão se comportar desta forma. Em caso do grupo virar para outra estrada ou sentido, caso não esteja a ver o motociclista que vem atrás de você, deverá PARAR no cruzamento em uma posição de SEGURANÇA que dê visibilidade e tempo hábil ao motociclista atrás de tomar todos os procedimentos de segurança para virar nesse cruzamento, assim que este o vir, pode avançar a sua função passou automaticamente para o motociclista seguinte, que deverá efetuar o mesmo procedimento para o motociclista anterior a si e por ai consequentemente até ao último motociclista.

- Em toda viagem, devem manter uma distância de segurança, nunca circule muito próximo ao motociclista que vai na sua frente, este poderá necessitar de mudar de via ou desviar-se de um objeto ou buraco na estrada e poderá dar a oportunidade de um acidente entre dois ou mais motociclistas. Mas essa distância não deverá ser demasiada, porque dará oportunidade a que outros veículos entrem nesse espaço e possa provocar algum acidente, devemos avaliar sempre os espaços entre as motos, onde haja segurança, e não dê oportunidade de outros veículos se posicionarem no meio do grupo.

- O Líder deverá sempre dirigir quando possível o mais à esquerda do centro da via de rodagem, de forma a que consiga mais facilmente observar parte do grupo, e seguidamente o mais à direita possível, dois segundos de distância e todo restante grupo intercalados, entre a direita e a esquerda da mesma via.

- Quando a via é estreita ou sinuosa, recomenda-se que andem em fileira unica, sendo que a distância deverá ser a mesma, 2 segundos atrás ou espaço de duas motos. Não se deve ultrapassar ou trocar de posições, a não ser que os motociclistas façam sinal para que aconteça essa mudança de posições. Um motociclista pode estar distraído quando outro ultrapassa desta forma podendo geral um risco de acidente entre dois ou mais motociclistas.

- Use sempre uma fila única sempre que sair de uma via para outra, quando sair de uma rodovia siga sempre em fila única. Vai dar tempo a todos se organizarem para efetuarem manobra de entrada em outra rodovia ou até mesmo um cruzamento.

- Quando o grupo efetuar uma mudança de estrada, ou cruzamento, devem parar e somente avançar quando a maioria do grupo tiver possibilidade de passar na mesma altura, a separação do grupo num cruzamento pode gerar dificuldades para os menos experientes. Ao avançar, abrande o ritmo e facilite a passagem de outros veículos de forma a que o grupo reagrupe de novo. Respeite SEMPRE a prioridade dos outros veículos na estrada. Não tenha pressa em atravessar o cruzamento, o grupo estará esperando mais à frente para reagrupamento.

- Verifique sempre que entrar em outra estrada pelos retrovisores e ainda assim, re-confirme olhando porque existe um campo "morto" no retrovisor, pode ser esse preciso momento que entrou um outro veículo na sua esquerda ou direita, re-confirme sempre antes de entrar em outra via.

- Quando parar num sinal ( STOP ou Semáforo) o motociclista que estiver parado à esquerda será sempre o primeiro avançar, depois o motociclista da direita, o motociclista da esquerda terá maior visibilidade que da direita, após avançar o motociclista da esquerda, avança o da direita mas o motociclista atrás não deve avançar até que o motociclista da direta na sua frente tenha atravessado. Não devemos tirar visibilidade aos motociclista na nossa frente.

- A formação de fila única ou dupla, é extremamente importante. Sempre que houver uma ultrapassagem o Líder deverá fazer sinalização avisando a ultrapassagem, assim que termina a ultrapassagem o motociclista deve se posicionar imediatamente o mais a direita possível, para que o motociclista que vem imediatamente atrás tenha espaço na sua esquerda para entrar na via. Após a ultrapassagem nunca reduza velocidade bruscamente, dê espaço aos próximos motociclistas de entrarem na via em segurança.

- Se em algum momento, um motociclista ficar para trás ou até mesmo perdido, não desespere ou acelere sem precaução, recomendamos que pare e entre em contato com um dos contatos que recebeu no inicio da viagem. O motociclista à sua frente estará mais a frente esperando, sempre que existir uma dúvida do caminho, siga sempre em frente, no ponto de virar estará lá à sua espera o motociclista da sua frente.

- Em estrada molhada, reduza a velocidade, aumente o espaço entre motociclistas, de 2-3 motos para 3-4 motos, assim terá tempo de frear em caso de emergência sem se colocar risco nem os outros motociclistas.

- Em qualquer momento que esteja a pilotar, pense sempre antecipadamente, previna-se e avalie sempre o que o veículo da frente vai fazer ou possa fazer.

Veja agora um vídeo que apresenta um pouco sobre tudo que foi relatado anteriormente:


_________________
VITOR ESTEVES
BMW R 1200 GS
************************************************************************
"Se duas rodas são asas para a liberdade, o asfalto é o caminho para a eternidade."

Administrador e Moderador do Fórum.

Whatsapp (031) 99414-2000
avatar
Vitor Esteves
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagens : 677
Data de inscrição : 28/09/2015
Idade : 39
Localização : Vila Paris, Belo Horizonte

Ver perfil do usuário http://www.estevestur.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum